sábado, 16 de maio de 2009

Computador X Educação infantil

O computador pode ser introduzido na Educação infantil, como meio auxiliar do processo de ensino e de aprendizagem, sendo mais uma ferramenta, entre tantas outras, ao dispor da criança e do educador. As “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, dão-nos algum incentivo quanto à introdução e utilização das TIC, no Jardim de Infância, ao referirem que “(...) as novas tecnologias da informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente” e que “a utilização de meios informáticos a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário” e o qual “(...) pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática” (1997:72).Mutas crianças têm acesso ao computador, mas sabemos também que muitas não tem esse acesso, por viver em ambientes desfavorecidos.E é justamente aí que, a utilização do computador na educação entra,será um meio de promover a igualdade de oportunidades para todas as crianças no contato com as novas tecnologias, as quais mais tarde farão parte do seu meio natural. É necessário que tomemos consciência de que o uso dos meios informáticos é mais um recurso didático complementar, o qual deve ser usado adequadamente, no momento apropriado e integrado no projeto e atividades curriculares, respeitando, acima de tudo, as características, ritmos e diferenças de cada criança.
Benefícios da utilização do computador por crianças da educação infantil:
- contribui para o desenvolvimento global;
- ajuda a desenvolver a motricidade fina;
- estimula o raciocínio matemático;
- aumenta a criatividade;
- induz à construção de um pensamento crítico;
- ajuda na resolução de problemas;- promove o desenvolvimento da linguagem;
- desenvolve capacidades cognitivas e sociais;- promove ambientes colaborativos.
É CLARO QUE EXISTEM PESSOAS QUE DISCORDAM DO USO DO COMPUTADOR PARA CRIANÇAS.
Críticas, relativas ao uso de computadores por crianças:
- forçam um raciocínio matemático, o qual vai inibir a liberdade da criança levando-a a comportar-se como um adulto;
- estimulam um raciocínio matemático formal e reduzido;
- o desenvolvimento de um raciocínio matemático antecipado, priva a criança de um desenvolvimento mais global;
- inibem a criatividade, a imaginação e a liberdade de experimentar;
- estimulam uma “rigidez mental”;
- levam a criança a tornar-se crítica e a ter uma visão negativa do mundo;
- implicam sérios riscos à saúde mental e física;
- induzem à indisciplina.
Os computadores, tal como outros meios e em qualquer idade, têm as suas vantagens e desvantagens, podem ser bem ou mal utilizados, tudo dependo do uso que fazemos deles.
Durante a utilização do computador, o educador deverá ter atenção a alguns aspectos importantes que preservem a saúde das crianças:
- o tempo médio de utilização não deverá ultrapassar 10 – 20 min.;
- a postura das crianças deverá ser o mais correcta possível: deve estar confortável, com os pés no chão, os braços apoiados e o monitor à altura dos olhos.Deste modo poderão prevenir-se problemas de visão, de obesidade, posturas incorrectas, etc. (cf. Ramos et al, 2001:39).
O educador deverá ainda ter em conte alguns princípios didáticos básicos, para a utilização do computador no Jardim de Infância:
- não ter como objectivo o ensino da informática;
- fazer uma planificação de actividades diversificadas e de curta duração, de modo a manter a atenção e motivação da criança;
- o computador deve ser integrado com naturalidade na dinâmica de trabalho;
- diversificar as formas de actividade: em grupo, sob a orientação do educador, com a utilização de programas específicos e utilização livre de jogos ou programas criativos
(cf. Meirinhos,1:4/5).
Agradecimento:http://pcerveira30.googlepages.com/home
Finalizando nosso assunto de hoje,a presença humana é insubstituível e a mesma, entre outros, deve contribuir para o desenvolvimento do processo de auto – aprendizagem sempre numa perspectiva lúdica: “aprende-se a brincar – brinca-se aprendendo”.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, se possivel continue postando sobre esse assunto, obrigada

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