Muitas pessoas pensam que só recentemente o computador foi utilizado na educação. No entanto seu uso vem desde a década de 20, quando era usado como corretor de testes de múltiplas escolha pelo Prof. Sidney Pressey. Só após a popularização dos microcomputadores nos anos 80, foi difundido seu uso nas escolas (onde até então era usado apenas em algumas universidades).
Com essa popularização, foram criados muitos programas com as mais variadas finalidades, sendo que eses programas estão classificados em duas abordagens, que são, o computador como: Máquina de Ensinar ou Ferramenta de Aprendizagem.O computador é caracterizado como máquina de ensinar quando ele é utilizado para instruir o aluno, ou seja faz-se uso de programas que ensinam passo a passo o aluno. Essa abordagem está baseada no paradigma construtivista, onde esse visa principalmente o ensino. Entretanto, algusn autores, como José Armando Valente, usam o termo Instrucionista, uma vez que há apenas instrução, não havendo construção de conhecimento.
Quando o computador é utilizado com instrumento no proceso de ensino aprendizado, sendo o professor o mediador desse proceso, que visa proporcionar ao aluno a construção do seu próprio conhecimento apartir de suas experiências, a esta abordagem utiliza-se o termo " Ferramenta de Aprendizagem ". Essa abordagem é baseada no paradigma Construcionista, onde há a preocupação com a contrução do conhecimento, centrado na aprendizagem do aluno.
Para se trabalhar essas abordagens, faz-se uso de programas, que dependendo da escolha do professor, assume o papel de Máquina ou Ferramenta. Aqui vão alguns exemplos de programas:
Com essa popularização, foram criados muitos programas com as mais variadas finalidades, sendo que eses programas estão classificados em duas abordagens, que são, o computador como: Máquina de Ensinar ou Ferramenta de Aprendizagem.O computador é caracterizado como máquina de ensinar quando ele é utilizado para instruir o aluno, ou seja faz-se uso de programas que ensinam passo a passo o aluno. Essa abordagem está baseada no paradigma construtivista, onde esse visa principalmente o ensino. Entretanto, algusn autores, como José Armando Valente, usam o termo Instrucionista, uma vez que há apenas instrução, não havendo construção de conhecimento.
Quando o computador é utilizado com instrumento no proceso de ensino aprendizado, sendo o professor o mediador desse proceso, que visa proporcionar ao aluno a construção do seu próprio conhecimento apartir de suas experiências, a esta abordagem utiliza-se o termo " Ferramenta de Aprendizagem ". Essa abordagem é baseada no paradigma Construcionista, onde há a preocupação com a contrução do conhecimento, centrado na aprendizagem do aluno.
Para se trabalhar essas abordagens, faz-se uso de programas, que dependendo da escolha do professor, assume o papel de Máquina ou Ferramenta. Aqui vão alguns exemplos de programas:
Agradecimentos:www.computadormaquinaouferramenta.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário